top of page
  • linkedin.com/company/KitNivel
  • instagram.com/KitNivel
  • facebook.com/KitNivel
  • X
  • youtube.com/kitnivel
  • Blogger ícone social

Vantagem de utilizar um transmissor de nível

Diante de toda uma grande quantidade de medidores de nível, a vantagem de utilizar um transmissor de nível no seu processo está na sua simplicidade de operação. Trata-se de um tipo de sensor capaz de detectar em tempo real o nível contínuo de determinado produto no processo industrial.


Basicamente, o funcionamento da maioria dos medidores de nível trabalha com a condutividade elétrica, constante dielétrica, densidade e granulometria (quando aplicável) do produto (líquido ou sólido) que está sob seu controle.


São utilizadas correntes elétricas, ondas eletromagnéticas e circuitos de função variada, como fórmulas e algoritmos. O objetivo é sempre garantir a confiabilidade da medição.

Os principais transmissores de nível são os flutuadores (LG), capacitivos, radares, ultrassônicos, medidores por pressão e RF-Admitância.


Por fim, chaves e transmissores de nível são, podem e devem ser utilizados em conjunto. É um boa maneira de manter a produção constante e eficaz. Caso, um desses tipos de medidores falhar, outro poderá cumprir parte do controle do processo até que o problema seja resolvido.

Além da Redundância, na maioria das vezes a combinação de chaves e transmissores de nível também serve para garantir a Segurança dos trabalhadores e do meio ambiente, ao evitar transbordamentos.


Um bom conselho para quando houver a integração de várias tecnologias diferentes de medição em um mesmo processo, é a padronização da planta.

Um grande benefício desse tipo de postura é a uniformidade dos equipamentos e a especialização dos operadores, sem falar na drástica redução de sobressalentes em caso de possíveis avarias.


Especialização, praticidade e economia, três elementos fundamentais na produtividade da sua operação.


Mas nada disso vai surtir efeito na sua produção se você não utilizar a tecnologia de medição correta.


FONTE: LINCE

ree


 
 
 

Comentários


bottom of page