Utilizando os Transmissores Capacitivos para a Medição de Nível Contínuo
- kitnivelweb
- 20 de set. de 2021
- 1 min de leitura
Os sensores são constituídos por dois condutores, separados por um isolador. Esses condutores são chamados de placas, e o isolador, de dielétrico. É exatamente o mesmo conceito de um capacitor como nós conhecemos.
A Capacitância é a razão do produto da constante dielétrica com a área das placas pela distância entre elas. Uma variação nas características do material entre as placas irá causar uma mudança na constante dielétrica. O sensor é isolado da parede do vaso, formando uma das placas do capacitor; a parede será a outra placa.
O fluido entre as duas placas é o dielétrico que irá formar o capacitor. À medida que o nível do fluido no tanque aumenta, o espaço que, antes era preenchido com ar, dá lugar ao fluido, que possui uma maior constante dielétrica.
A variação da capacitância é proporcional à variação da constante dielétrica, e um circuito eletrônico é calibrado para relacionar essa variação de capacitância com a variação do nível.
Os transmissores capacitivos apresentam como vantagens a facilidade de instalação, larga faixa de aplicações e baixo custo para aplicações em processos industriais. E as maiores desvantagens são: o fato do sensor estar em contato com o produto e a possibilidade de acúmulo de produto no sensor causar falsas medições.
FONTE: INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE












Comentários