top of page
  • linkedin.com/company/KitNivel
  • instagram.com/KitNivel
  • facebook.com/KitNivel
  • X
  • youtube.com/kitnivel
  • Blogger ícone social

Utilizando os Medidores Ultrassônicos para a Medição de Nível Contínuo

Os medidores ultrassônicos funcionam com a emissão de uma alta frequência sonora, acima de 20kHz. O pulso é emitido por um transceptor que também recebe esse pulso no seu retorno. Uma onda de som geralmente percorre a uma velocidade conhecida.


Logo, conhecida a velocidade do som, o tempo de trânsito deste pulso é medido e a distância é calculada. O medidor calcula o tempo que a onda leva para sair do emissor e retornar ao receptor. Pronto! Está feita a medição.


Os medidores de nível por ultrassom operam pela geração de ultrassom e pela medição do tempo que ele leva para retornar. O tempo de viagem é uma indicação da profundidade do espaço acima do produto no tanque.


Com esse princípio pode-se medir o espaço do topo até a superfície de contato do líquido.

É bem comum encontrarmos medidores ultrassônicos sendo utilizados para controlar alguns processos dentro das indústrias.


Porém, diversos cuidados precisam ser tomados na utilização de um transmissor ultrassônico, pois as condições de temperatura, reflexão, propagação e absorção interferem nas características do sinal e afetam diretamente a confiabilidade da medição.


É importante considerar o tipo de produto a ser medido, pois o fluido/produto precisa possuir capacidades de reflexão da onda sonora. Líquidos e sólidos com partículas grandes possuem boas características de reflexão. Superfícies aveludadas e porosas tem baixa reflexão, pois tendem a absorver o pulso ultrassônico.


Também é importante que a superfície refletiva seja plana. Desta forma, o ângulo de reflexão será igual ao ultrassom de incidência, facilitando a leitura do sinal de eco. 

Caso o pulso seja refletido em uma superfície inclinada, o sinal refletido não será direcionado de volta à fonte emissora do sinal. Também existirá dificuldade em medir sinais refletidos em superfícies irregulares.


Portanto, devemos ponderar sobre a escolha de um transmissor ultrassônico para realizar a Medição de Nível em processos contínuos.


FONTE: INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page