Utilizando Equipamentos Radiométricos para a Medição de Nível Contínuo
- kitnivelweb
- 20 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Os equipamentos radiométricos funcionam pela incidência de radiação em determinado momento do processo, que absorve parte dessa radiação recebida e o resultado da absorção gera a medição indireta do nível no processo. Estes equipamentos possuem uma estrutura básica de dois elementos (fonte emissora de radiação e detector).
Até pouco tempo atrás, a emissão dos raios gama na indústria vinha do isótopo Césio-137 (Cs-137). Os instrumentos de Medição de Nível mais modernos, entretanto, já contam com o Cobalto-60, além do isótopo Césio-137.
A Medição de Nível ou Densidade utilizando fontes radioativas é aplicada em processos complexos onde instrumentos convencionais não são compatíveis com as características do processo, como em ambientes adversos.
Um detector de cintilação (cristal de cintilação + tubo fotomultiplicador), é utilizado para monitorar a radiação emitida pela fonte. Uma vez que a distância entre a fonte radioativa e o detector é fixada, a atenuação da radiação que chega ao detector é proporcional à variação de densidade, que, por sua vez, é proporcional à variação do nível do reservatório.
A blindagem de fontes dos Equipamentos Radiométricos mais modernos é menor, resultando em custos mais baixos de aquisição e de transporte, tanto para a blindagem quanto para a própria fonte.
Vale lembrar que existe um campo de radiação fraco em torno da fonte, e essa exposição à radiação é mínima. É menor que a radiação que somos expostos quando usamos os nossos celulares.
As maiores vantagens desses tipos de medidores é que eles não estão em contato com o produto, a instalação é externa ao processo, não sofrem influências de variação de temperatura e pressão e ainda proporciona altíssima precisão.
O que torna complexa a sua utilização é o fato de necessitar estar em dia com a regulamentação da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), órgão regulador para uso de radiação no nosso país. Com isso, é necessário um corpo de profissionais capacitados e certificados, além de monitoramento.
FONTE: INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE












Comentários