Utilizando a RF-Admitância para a Medição de Nível Contínuo
- kitnivelweb
- 20 de set. de 2021
- 1 min de leitura
Os transmissores com a tecnologia RF-Admitância possuem tecnologia baseada nos princípios de capacitância.
Por se tratar de uma tecnologia mais avançada, estes transmissores possuem um terceiro terminal, que funciona como um escudo protetor, capaz de ignorar desafios como incrustação, espuma, pó ou poeira em suspensão.
Sabendo que capacitância se dá pelo produto da constante dielétrica e a área das placas dividido pela distância entre elas.
Conhecida a constante dielétrica do produto dentro do tanque e a distância entre as placas do condutor central e terra (haste do sensor e parede do tanque respectivamente), a única variável a ser controlada nesse processo é a área de contato das placas. Essa área de contato aumenta ou diminui com a variação de produto dentro do tanque.
Considerando que a variação de produto dentro do tanque é em escala volumétrica, logo a capacitância gerada pelo aumento da área de contato é originada de m³ de produto.
Mesmo que haja acúmulo de produto ou incrustação sobre o sensor, esta não será considerada, pois a ordem de capacitância gerada será de cm³, ou seja, 1.000.000 de vezes menor que a capacitância gerada pelo volume de produto no tanque.
Os transmissores com a tecnologia RF-Admitância são os mais indicados para a maioria dos processos contínuos e só são superados por Equipamentos Radiométricos, que possuem aplicações específicas.
FONTE: INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE












Comentários