Técnicas do Lean Manufacturing, apresentamos abaixo uma visão geral dos principais pontos de cada um
- kitnivelweb
- 20 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Fluxo de Valor: diagrama de Valor da produção
5S: técnica para mobilizar as pessoas no sentido da qualidade total
Padronização: estabelecer métodos claros, específicos e compreendidos
Fluxo Contínuo: organizar a produção de forma a não ter paradas
Kanban: identificar a produção e deslocamento para instruções
Seis Sigma: entender setup, perdas, paradas, velocidade e rejeição
Poka Yoke: prevenir erros na produção
Qualidade na Fonte: técnicas para inspeção na fonte
Just in Time: produção sob medida, redução de inventários e espaços
Produção Puxada: produzir na medida, tempo e para o cliente demandado
Setup Rápido: estudo de tempos e movimentos para otimização de preparo de máquina
TPM: intervenção da manutenção pelo operador visando melhorias
PDCA: melhoria contínua, plano, ação, checar e agir
Kaizen: identificar e implantar pequenas melhorias de forma sistemática
Estamos vivendo uma transição na sociedade que é a Digitalização de todas informações do nosso dia a dia. Seja por meio de documentos ou dispositivos, a incorporação desta tecnologia – que em linhas gerais está associada a Internet e a Internet das Coisas (IoT) – está criando um novo formato de mundo.
Hoje já associamos a aplicação da Digitalização em todas as áreas da sociedade, tais como: governos, bancos, segurança pública, saúde, escolas e indústria. Neste último, chamamos de Indústria 4.0 a aplicação desta técnicas.
Esta revolução na forma de lidar com informação e dados está alterando as formas de relação de trabalho, produção, escola, comércio, etc. Chamamos isso de Transformação Digital.
Importante entender que toda esta transformação se dá inicialmente pelas pessoas, que transformam processos e finalmente, utilizam-se tecnologias para estes fins.
Neste modelo, sugerimos fazer os seguintes questionamentos a empresa, que levará você a perceber o quanto está engajado na Transformação Digital:
Como você está lidando com as pessoas/equipe a respeito da Transformação Digital?
Você já colocou as pessoas para pensarem/transformarem seus processos eliminando o meio e aplicando Ciência de Dados e Inteligência Artificial?
Você já fez uma roadmap de tecnologia para apoiar a transformação dos processos de sua empresa?
Entendendo até aqui a importância do Lean Manufacturing como ferramenta de otimização e a digitalização que está proporcionando o advento da Indústria 4.0, vamos associar estas duas técnicas, de modo a melhorar o resultado final da produtividade e lucratividade na produção industrial.
O Lean Manufacturing já é uma técnica consolidada de otimização de gestão da produção. Já a Digitalização é uma tecnologia relativamente nova. Sendo assim, o que ganhamos com a incorporação da transformação digital associada ao Lean Manufacturing?
No momento atual estamos em uma transição da Indústria 3.0 para a Indústria 4.0. Então, a melhor resposta é a oportunidade, que abre-se uma série de lacunas positivas para as indústrias aprimorarem seus processos e gerar inovação incremental ou disruptiva.
Todavia, este momento irá evoluir para o estágio de maturidade, estreitando as lacunas e chegando a um ponto onde será de uso comum. Em um futuro próximo a Fábrica Digital estará em diversos lugares.
FONTE: AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL












Comentários