top of page

Quando eu utilizo Cloud Computing na Automação Industrial?

O Cloud Computing ou Computação na Nuvem, é um conceito computacional, que se refere a utilizar processamento, armazenamento, compartilhamento e gestão de dados, utilizando a Internet como meio, onde infraestrutura, plataforma e softwares são adquiridos como serviços.


Vamos ver alguns cenários principais, lembrando que nosso foco é entender toda esta tecnologia dentro da automação industrial:


Cenário 1: reduzir custos de infraestrutura e processamento na plataforma local (on-premisse) – processamento crítico;


Cenários 2: usar processamento remoto (não crítico) para aumento de capacidade e uso de ferramentas em forma de serviço, sem infraestrutura, direto no Cloud.

Características principais do Cloud Computing:


On-Demand: você só paga pelo que precisa


Self Service: a contratação é toda dentro da plataforma que escolher, sem burocracia, só escolher os serviços


Automatização: a infraestrutura é automatizada, com scripts quanto por interface, gestão completa a distância.


Para que tudo isso possa ser aplicado na prática, já temos diversos provedores de serviços de Cloud Computing, onde podemos listar abaixo os principais, não são únicos, são os mais conhecidos:


Plataformas Cloud Computing para uso geral

  • Microsoft Azure

  • IBM Blue Mix (Watson)

  • Amazon Web Services (AWS)

  • Google Cloud Platform


Plataformas Cloud Computing para automação Industrial


  • MindSphere, da Siemens

  • Predix Platform, da GE

  • Scio, da Rockwell


O conceito de uso de Cloud Computing é baseado em Serviço, isto é, eu não adquiro licenças, softwares, aplicativos, hardware ou algo do gênero, eu uso a solução, podendo ser desde uma infraestrutura, uma plataforma de desenvolvimento ou um serviço de aplicação, apenas pagando pelo uso, veja abaixo os principais modelos:


  • IaaS (Infrastructure-as-a-Service): maquinas virtuais, processamento, backup

  • PaaS (Platform-as-a-Service): soluções, aplicativos de ferramentas, criação de soluções;

  • SaaS (Software-as-a-Service): usuários, utilizar a ferramenta direto, um aplicativo.


Para entender o grau de evolução que a automação está chegando, tudo o que se passa na TI é esperado que venhamos a ter na TO em pouco tempo, por exemplo, hoje uma automação convencional (on-premisse) eu compro tudo para implantar, do hardware ao software e também, tenho que desenvolver tudo, além de fazer a gestão.


Com os modelos de Serviços, eu posso ter um novo formato, por exemplo, usuários que ao invés de comprar sensores, controladores e atuadores, alugam de algumas empresas com este perfil, sendo responsável por toda infraestrutura, na mesma linha eu posso alugar também a plataforma, não preciso comprar softwares de desenvolvimento, podendo chegar a adquirir toda a automação, controle operacional e manutenção do sistema em forma de serviço.


O princípio básico de conexão de dados de planta no Cloud é a utilização de gateways, com se comunicam por rede na unidade industrial, enviando para o provedor de serviços, utilizando a Internet como meio, este é o princípio de processamento como serviço.


Este conceito de aplicação vem evoluindo em diversos tipos de equipamentos, máquinas e sistemas.


Por exemplo:

a indústria que já tem sua Cloud, já se comunica com uma máquina comprada e instalada em seu próprio parque industrial. Um compressor, por exemplo, onde o fabricante monitora toda a manutenção e os dados de sua Cloud própria, podendo ser compartilhados na Cloud da empresa cliente.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page