Qual é o princípio da medição do teor de carbono em cinzas?
- kitnivelweb
- 20 de set. de 2021
- 1 min de leitura
Esta medição é importantíssima para a indústria e, para realizá-la, são usados transmissores com a tecnologia de micro-ondas, que consiste em duas antenas, uma emissora de micro-ondas e a outra receptora.
Um Densímetro Radiométrico também é utilizado para verificar a compensação de densidade, com um detector que possui a tecnologia de cintilação e um emissor de radiação gama de Césio-137 atingindo-o.
O comportamento das micro-ondas, conhecido como ”atenuação”, varia conforme a condutividade do material. Quanto maior a condutividade dele, mais as Micro-ondas são atenuadas.
As partículas de carbono não queimadas são condutivas e estão distribuídas na cinza volante, que é um isolante. Se um campo eletromagnético alternado de alta frequência passa pelo produto condutivo, a velocidade da micro-onda é reduzida devido às inversões de polaridade cíclica das partículas de carbono que ocorrem no campo alternado.
Essa mudança na velocidade causa um deslocamento de fase quando comparado a um sinal de referência na mesma frequência. O deslocamento de fase é medido em várias frequências para verificação de qual razoável é a medição.
Isso resulta em uma medição com elevada repetibilidade e uma precisão atingível de menos de 0,5% da fração de peso do conteúdo de carbono, que resulta na perda de ignição, ou como falamos no início, Carvão não queimado.
FONTE: INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE












Comentários