top of page
  • linkedin.com/company/KitNivel
  • instagram.com/KitNivel
  • facebook.com/KitNivel
  • X
  • youtube.com/kitnivel
  • Blogger ícone social

Qual tecnologia de medição de nível é a mais indicada?

Chaves e transmissores de nível são instrumentos fundamentais para o controle pontual e contínuo de tanques com presença de incrustação, espuma, pó em suspensão e interfaces complexas.


Estas intercorrências devem ser chamadas de desafios da medição de nível, porque não se tratam de problemas por si só, mas de eventos inerentes aos mais diversos processos industriais que você bem conhece. São esses desafios da medição de nível que você deve estar atento, sabendo que existe uma solução eficiente ao seu alcance.


Hoje, sensores com sistema RF-Admitância são a maior novidade tecnológica do mercado de instrumentação industrial tanto para medição de nível pontual como contínuo.


A grande desvantagem de medidores de nível sem RF-Admitância como boias magnéticas, sondas capacitivas, radares de onda livre, ultrassons e transmissores de pressão diferencial é que estes instrumentos não são imunes a boa parte dos desafios da medição.


Os instrumentos que utilizam a tecnologia RF-Admitância são imunes a todos os principais desafios da medição de nível contínuo.


Por exemplo, o plástico de engenharia (PP, LDPE, PE, PVC etc.) impõe um desafio para a medição de nível porque apresenta uma baixa constante dielétrica. Por esta razão, o uso de radares para a medição desse tipo de produto é ineficiente.


Os radares têm limite de funcionamento estabelecido em baixas constantes dielétricas, pois é justamente na resposta deste tipo de frequência que a instrumentação trabalha.

A tecnologia RF-Admitância pode ser aplicada tanto nas chaves de nível como nos transmissores.


Nas chaves de nível utiliza-se um terceiro terminal (PRÆDATOR®) no elemento sensor associado a um Oscilador e um circuito comparador na unidade eletrônica para eliminar a corrente resistiva da medição.


Já nos transmissores de nível RF-Admitância, o Oscilador é associado a um PLL (Phase Locked Loop) e dois circuitos comparadores para eliminar a corrente resistiva oriunda de a incrustação, espuma ou pó em suspensão proporcional a condutividade elétrica de cada produto medido.

As formas de aplicar a RF-Admitância em chaves e transmissores tem pequenas variações, mas a imunidade aos principais desafios da medição de nível pontual e contínuo são mantidas.


FONTE: LINCE

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page