Quais são os propósitos do aterramento elétrico?
- kitnivelweb
- 20 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Basicamente, podemos citar 3 pontos:
reduzir os riscos de acidentes elétricos (citado, inclusive, na NR-10);
manter o pleno funcionamento das máquinas e equipamentos;
descarregar as cargas eletrostáticas (corrente que flui de um condutor para outro ou entre dois objetos carregados de eletricidade estática).
E o que o aterramento elétrico tem a ver com a confiança no Sinal de Saída de um instrumento?
TUDO! A quantidade de instrumentos de medição de grandezas físicas na indústria, tais como: os medidores de nível e densidade, que apresentam intermitência no sinal de saída, acabam gerando medições equivocadas devido à falta de aterramento ou aterramento inadequado.
Ausência de aterramento elétrico, ou quando ele é feito de forma não adequada, certamente irá gerar ruídos no sinal de saída dos sistemas. Este efeito pode ser reduzido (não eliminado) ao projetar tudo adequadamente: distribuição dos cabos, tipos de cabo e aterramento adequado, por exemplo.
Podemos dizer também que o fator “blindagem” possui elevada importância para que a integridade dos seus sistemas seja garantida, sendo ele praticamente o melhor amigo do Fio Terra.
É importante salientar que tanto o aterramento da malha de sinal quanto o aterramento do elemento sensor (conexão ao processo), precisam estar plenos.
Então, atente-se para o aterramento elétrico e não pense que a culpa do mal funcionamento de um processo é apenas do equipamento!
A otimização de custos em função da produtividade é o fator determinante que está fazendo todas as indústrias de pequeno, médio e grande porte escolherem instrumentos de controle de nível de alta precisão e qualidade para seus processos.
O primeiro passo é buscar um fabricante que esteja comprometido em ajudar a enfrentar problemas com uma instrumentação de má qualidade e oferecer soluções adequadas e eficientes para que estes problemas sejam solucionados.
FONTE: INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE












Comentários