Processos instáveis. Como resolver estes desafios?
- kitnivelweb
- 20 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Para as aplicações nos silos de Clínquer, após o alto forno, os instrumentos indicados são aqueles com a tecnologia RF-Admitância, que é um elemento sensor mais robusto, projetado para suportar danos mecânicos causados por materiais sólidos com elevada granulometria, além da alta temperatura do processo.
O elemento sensor é extra rígido, ideal para qualquer processo em silos de armazenamento de calcário, areia, clínquer, sínter, coque, entre outros.
Esta solução resolve todos os desafios enfrentados na medição de Clínquer em silos, onde os sensores mais simples são danificados ou sofrem interferência devido à elevada incrustação, garantindo a continuidade da produção de cimento e reduzindo gastos com paradas de planta não programadas e manutenções desnecessárias.
Podemos tomar como outro exemplo um momento de um dos processos da mineração, que ocorre quando a polpa de minério é bombeada do Tanque de Homogeneização para a Caixa de Distribuição.
Trata-se de um tanque de volume pequeno, que produz a constante destruição da polpa de minério para os filtros. O controle de nível na Caixa da Distribuição é o que determina a vazão de trabalho da bomba. Caso ocorra transbordamento da polpa, ela retornará para o Tanque de Homogeneização e será bombeada novamente para a Caixa.
Existem diversos desafios para a Medição de Nível, já que a Caixa de Distribuição possui um volume pequeno, com variações de processo que vão de 0% a 100% em poucos segundos, elevada agitação de produto e formação de espuma, o que torna esta medição um problema para boa parte dos equipamento de medição de nível disponíveis no mercado.
Qual a solução para este caso também?
Os instrumentos com a tecnologia RF-admitância continuam sendo a melhor escolha, pois são totalmente imunes a interferências de processos, como poeiras ou pó em suspensão, agitação, vapor, espuma e umidade.
Ao contrário do que acontece com equipamentos do tipo radar, ultrassom e outros mais comumente utilizados nestes processos, a medição não é afetada por elementos de processo.
Estes transmissores servem para processos com líquidos ou lamas incrustantes, com densidade média ou alta, com pouca formação de espuma, com elevada agitação, em vasos, geometrias complexas ou dificuldade de modificações mecânicas para instalação.
Eles podem ser usados em conjunto com um tubo concêntrico, que é um tubo acalmador que permite ao equipamento realizar medição de líquidos e lamas onde haja elevada agitação, formação de espuma, turbilhão e ciclos muito rápidos de enchimento.
Dependendo da escolha do fabricante que atuará ao seu lado para encontrar a solução ideal, os transmissores podem ter tecnologias responsáveis pelo fim das interferências de medição e que eliminem os efeitos da corrente resistiva.
FONTE: INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE

コメント