top of page
  • linkedin.com/company/KitNivel
  • instagram.com/KitNivel
  • facebook.com/KitNivel
  • X
  • youtube.com/kitnivel
  • Blogger ícone social

O que vem a seguir para as fábricas inteligentes?

A única certeza sobre a tecnologia inteligente é que ela continuará a evoluir. Já se fala até mesmo sobre a Indústria 5.0, que terá como foco o elemento humano.


ree

Se a Indústria 4.0 trata da interconectividade de máquinas e sistemas, a 5.0 verá as funções humanas e das máquinas mesclar e se tornarem reforçadas e complementares. Isso envolverá os chamados “cobots” (robôs colaborativos) trabalhando junto com seus colegas humanos para criar forças combinadas.


Embora o aprendizado de máquina e a inteligência artificial estejam impulsionando a manufatura inteligente, a contribuição humana ainda é essencial. Enquanto as novas tecnologias possuem grande autonomia, os seres humanos precisam fornecer orientação e controle – além de supervisionar a tecnologia, coletando, comparando, analisando e aplicando os dados.


A tecnologia tem um papel crescente e universal, mas a mensagem principal é que as fábricas inteligentes estão capacitando a força de trabalho humana, não a substituindo.


Outro desenvolvimento importante é a chegada do 5G.


Isso trará downloads e respostas mais rápidas dos aplicativos, como resultado de uma latência mais baixa. Sensores se tornarão ainda mais difundidos e responsivos e as companhias poderão reagir às informações em tempo real.


Um consórcio no Reino Unido está testando a tecnologia 5G para avaliar como ela pode tornar as fábricas inteligentes ainda mais inteligentes. Entre as possíveis aplicações estão manutenção preventiva e controle de máquinas remotamente.


Com a Indústria 4.0 já aqui, e a Indústria 5.0 no caminho, fica claro que as fábricas que quiserem continuar no mercado competitivo deverão adotar as últimas tecnologias digitais.

 
 
 

Comentários


bottom of page