O que são interfaces complexas e por que representam um desafio no controle de processos?
- kitnivelweb
- 20 de set. de 2021
- 1 min de leitura
Quando se trata dos processos industriais, a confiabilidade e a precisão das medições podem ser afetadas pelos chamados desafios da Medição de Nível. Eles não podem ser considerados problemas, pois não são impasses pontuais, mas que podem acontecer e devem ser evitados.
Na verdade, eles são gerados constantemente durante o processo de produção e não é possível dar um fim a eles. Cabe à Instrumentação Industrial “vencer” estes desafios. Um destes desafios é o da Medição de Nível em interfaces complexas.
As interfaces complexas são características físico-químicas diferentes entre produtos que estão presentes em um mesmo tanque, por exemplo. O desafio aqui ocorre porque é necessário medir o nível de duas ou mais substâncias diferentes, tal qual ocorre na indústria petroquímica, por exemplo. São usados sistemas de separação para distinguir as interfaces em fases reaproveitáveis e/ou descartáveis.
Para alcançar um processo eficiente, é necessário que a Medição de Nível esteja calibrada e livre de interferências. Quando as interfaces complexas interferem na medição precisa do nível, acabam afetando negativamente a produtividade da planta ao gerar alarmes falsos, transbordamentos e até paradas de planta não programadas.
FONTE: INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE












Comentários