Metaverso Industrial
- kitnivelweb
- 31 de dez. de 2022
- 1 min de leitura
A Siemens também pretende que todo o segmento industrial seja beneficiado pelos gêmeos digitais. Para isso, a companhia alemã criou o Siemens Xcelerator, plataforma aberta de negócios digitais, que inclui um portfólio de hardware, software e serviços digitais direcionados e habilitados para a Internet das Coisas (IoT).

“Nós acreditamos que o jeito de encarar os desafios que vem com a digitalização é continuar combinando os mundos real e digital, olhando o ciclo de vida da produção e do produto. Ter esses dois ciclos trabalhando juntos permite o fluxo de dados – e tudo se resume a trabalhar com dados”, avaliou Rainer Brehm, CEO global de Automação Industrial da Siemens.
É assim – analisando dados ainda durante a produção, com base em um protótipo digital idêntico – que a companhia alemã criou o “SimRod”, um veículo elétrico experimental, aperfeiçoado com a redução no peso de seus componentes, e melhor eficiência energética e aerodinâmica.
Além de um processo de otimização contínua, que resulta em produtos superiores, o uso de dados consegue aumentar significativamente a produtividade das plantas industriais e reduzir o consumo de energia, tornando os processos mais sustentáveis e melhores.
Tais soluções inovadoras e um ecossistema aberto de parceiros também ajudam diferentes fabricantes a medir e diminuir sua pegada de carbono – desde o desenvolvimento de produtos com eficiência energética até controle das emissões de CO2 das instalações e na cadeia de suprimentos.
Para a indústria, que hoje produz 20% do CO2 global e responde por 30% do consumo de energia do planeta, essas melhorias são uma resposta contundente do setor à demanda mundial pela transição energética e mais sustentabilidade.
FONTE: AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL











Comentários