Medição de umidade por micro-ondas: você precisa dela em seus processos?
- kitnivelweb
- 20 de set. de 2021
- 1 min de leitura
Como a medição por Micro-ondas é feita?
Micro-ondas são altamente sensíveis a moléculas de água. Ao penetrar no material de processo, as micro-ondas causam a rotação das moléculas de água livres. Como resultado, a velocidade da micro-onda é reduzida (mudança de fase) e sua intensidade é diminuída (atenuação).
A mudança de fase e a atenuação das micro-ondas representam uma medição direta da concentração de água ou a umidade em um dado material, de onde se pode também inferir medições de concentração ou de matéria.
No sistema de transmissão de micro-ondas mais modernos, toda a seção transversal do material é penetrada. Portanto, a medição é altamente precisa e traz resultados com mais fidelidade.
Além disso, pelas micro-ondas possuírem potência muito baixa, de aproximadamente 0,1 mW, o produto que será analisado não aquece ou sofre alterações!
As antenas do sistema não entram em contato com o material e, portanto, não estão sujeitas a desgaste. A alta dinâmica favorece a medição mesmo em aplicações com camadas espessas de material.
O sistema oferece a possibilidade de compensar espessuras de camadas flutuantes por meio de um sensor de nível (ex.: ultrassônico). Em casos onde a densidade é flutuante, uma compensação radiométrica de peso por área também pode ser instalada.
FONTE: INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE












Comentários