Medição de Nível Contínuo
- kitnivelweb
- 20 de set. de 2021
- 2 min de leitura
A Medição de Nível Contínuo mede o nível do produto em tempo real no reservatório. Por exemplo, em diferentes equipamentos industriais, utiliza-se a cal.
Com um controle adequado da Medição de Nível Contínuo através dos Sensores de Nível, o consumo desta matéria prima poderá ser monitorado remotamente e em tempo real pelo fornecedor.
Assim, é possível enviar o produto para etapas seguintes do processo e recomeçar o abastecimento do reservatório no momento em que o nível ideal for atingido.
Exemplos de Sensores de Nível que realizam este tipo de medição
Sensores de Nível capacitivo
Sensor de Nível tipo radar de onda guiada
Sensor de Nível Ultrassônico
Sensor de Nível por pressão diferencial
Sensor de Nível com a tecnologia RF-Admitância
Sensor de Nível Radiométrico
É importante notar que, tanto na Medição de Nível pontual quanto contínuo, estão presentes Sensores de Nível capacitivos e com a Tecnologia RF-Admitância, mas no primeiro processo, são Chaves de Nível e, no segundo, Transmissores de Nível.
Um fato sobre os Sensores de Nível: não existe um equipamento universal para todos os tipos de medição. Existem diversos tipos de Chaves e Transmissores de Nível no mercado. Eles são, podem e devem ser usados em conjunto durante os processos industriais.
É uma boa maneira de manter a produção constante e eficaz. Caso um desses tipos de medidores falhe, o outro poderá cumprir parte do controle do processo, até que o problema seja resolvido.
Além da Redundância, na maioria das vezes, a combinação de Chaves e Transmissores de Nível também serve para garantir a segurança dos trabalhadores e do meio ambiente.
Para que seja possível definir o melhor Sensor de Nível para lidar com os principais desafios da Medição de Nível, é importante saber que existem dois tipos de equipamentos: aqueles que medem o nível tendo contato com o produto e os que não entram em contato com ele.
FONTE: INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE












Comentários