Inteligência Artificial na Prática
- kitnivelweb
- 19 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
No maior estande da Hannover Messe 2023, com 2.800 m2, os visitantes puderam conhecer as novidades do software Teamcenter da Siemens. Nele, a inteligência artificial colaborativa é empregada para impulsionar a eficiência no design, engenharia, fabricação e ciclo de vida operacional dos produtos.
Este projeto, desenvolvido em parceria com a Microsoft, posiciona a Siemens como pioneira entre as empresas de software de engenharia e manufatura na adoção da tecnologia análoga ao ChatGPT.
Prevista para o final de 2023, a plataforma para gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM) aprimora a colaboração multifuncional, integrando funcionários do chão de fábrica a equipes em todas as funções de negócios, a partir da combinação do Microsoft Teams e dos modelos de linguagem no Azure OpenAI Service, bem como outros recursos de AI do Azure.
Este novo aplicativo possibilita, por exemplo, que trabalhadores registrem suas observações em seus idiomas preferidos, que serão traduzidos para a língua oficial da empresa através do Microsoft Azure AI. Ademais, fornece recursos práticos, como notificações, para simplificar aprovações de fluxo de trabalho, reduzir o tempo necessário para requisições e acelerar os ciclos de inovação.
Todas as informações são analisadas pelo próprio app, que cria automaticamente um relatório resumido e o encaminha dentro do Teamcenter para o especialista adequado em design, engenharia ou fabricação.
“A integração da IA nas plataformas de tecnologia transformará profundamente a maneira como trabalhamos e como cada empresa opera. Com a Siemens, estamos levando o poder da IA a mais organizações industriais, permitindo a simplificação de fluxos de trabalho e a colaboração de maneiras mais inclusivas para acelerar a inovação centrada no cliente”, avalia Scott Guthrie, vice-presidente executivo de Cloud + AI da Microsoft.

Essa parceria faz parte do relacionamento estratégico de longa data entre a Siemens e a Microsoft e está alinhada ao conceito de usar o ChatGPT da OpenAI e outros serviços de IA do Azure para potencializar soluções de engenharia de automação industrial.
De acordo com Cedrik Neike, membro do conselho administrativo da Siemens AG e CEO da Digital Industries, “uma inteligência artificial poderosa e avançada está emergindo como uma das tecnologias mais importantes para a transformação digital. A Siemens e a Microsoft estão se unindo para implantar ferramentas como ChatGPT para capacitar funcionários de empresas de todos os tamanhos a colaborar e inovar de novas maneiras”.
FONTE: AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL











Comentários