Indústria 4.0 na Cadeia de Suprimentos
- kitnivelweb
- 20 de set. de 2021
- 1 min de leitura
Você já deve ter percebido que a Indústria 4.0 impactou não apenas a manufatura, mas o processo como todo. A cadeia de suprimentos não foge dessas mudanças e as palavras que resumem este impacto são: conexão e integração.
As relações e compartilhamentos de dados são as áreas mais beneficiadas. Afinal, eles são realizados em tempo real e armazenados em nuvem. Ou seja, os custos de processamento de grandes volumes de dados caiu drasticamente, o acesso a essa informação de qualquer lugar e em qualquer dispositivo ficou muito mais fácil e as chances de erros decaem consideravelmente.
Desta forma o alinhamento entre os setores torna-se mais fácil e ágil. Eliminando, portanto, muito ruídos, falhas e perdas.
Ao estabelecer uma comunicação direta e em tempo real com o cliente, o fornecedor pode antecipar necessidades e cobrir de forma satisfatória pedidos de última hora, por exemplo.
Mas a cadeia de suprimentos tem um papel ainda mais importante para uma inserção assertiva da empresa na Revolução da Indústria 4.0. O gerenciamento da cadeia de suprimentos possibilitou a otimização de equipe e capital, além de diminuir custos.
Mas não para por aí. Hoje, esse gerenciamento também torna-se responsável pelo melhor entendimento da empresa em relação às necessidades, dores e insatisfações dos clientes.
FONTE: IBID












Comentários