INDÚSTRIA 4.0 E AS OPORTUNIDADES PARA ÁREA DE SUPRIMENTOS: Dificuldades
- kitnivelweb
- 20 de set. de 2021
- 1 min de leitura
Equipe Capacitada
Como mencionado no item anterior, a alta tecnologia demanda uma equipe capacitada. Afinal, é preciso ter pessoas que saibam operar as ferramentas e plataformas que mecanizam a produção.
Neste caso, não basta a experiência. É fundamental que os gestores se preocupem em capacitar sua equipe com treinamento e atualizações periódicas. A agilidade advinda da indústria 4.0 não estática.
Ou seja, é preciso criar uma equipe que esteja sempre alinhada com as novidades do mercado. E tenham capacidade criativa e de aprendizado.
Seleção dos investimentos corretos
Outra dificuldade que merece a sua atenção é relacionado aos investimentos em novas tecnologias. O gestor de área deve ponderar quais ferramentas são eficientes para a empresa.
Para os empresários que estão fazendo a transição o ideal é pesquisar e selecionar as ferramentas básicas antes de inserir as complexas. Lembre-se que o processo de inserção inclui a sua empresa e a sua equipe.
Não basta contratar uma empresa terceirizada.
Analisar dados
Apesar de as ferramentas atuais serem extremamente bem elaboradas e inteligentes algumas funções são exclusivamente realizadas por humanos. A análise de dados é uma delas.
A equipe estratégica precisa saber ler dados e resultados para transformá-los em um planejamento com resultados eficientes. E esta é a parte mais complexa, novamente a capacitação da equipe pode garantir os resultados ou serão apenas muitos dados inúteis.
Fornecedores alinhados com a tecnologia
A terceira dificuldade que vamos citar neste artigo é o alinhamento de ação entre a sua empresa e os fornecedores. O processo produtivo demanda insumos e suprimentos externos, correto?
Se os seus fornecedores não estiverem no plano de mecanização e automação isso pode influenciar negativamente a sua estratégia. Procure conhecer e escolher seus fornecedores de forma crítica.
FONTE: IBID












Comentários