top of page
  • linkedin.com/company/KitNivel
  • instagram.com/KitNivel
  • facebook.com/KitNivel
  • X
  • youtube.com/kitnivel
  • Blogger ícone social

Gêmeos Digitais

Grande destaque da celebração ficou por conta dos “gêmeos digitais” (“digital twins”), uma tecnologia que se caracteriza por ser a réplica digital exata de algo no mundo físico, com o objetivo de ajudar a melhorar ou corrigir de alguma forma a versão real.


Na Siemens, a tecnologia já permite que sejam criadas variações de projetos sobre as quais são feitas simulações de soluções para possíveis desafios industriais e urbanos, a partir de uma construção em duas etapas: primeiro no mundo digital e depois no mundo físico.


Assim, quando o projeto sai do papel, ele já integra propostas para resolução de problemas que foram previamente testadas em simulação, evitando ou minimizando erros de alto impacto econômico e social.


“Nós cometemos erros primeiro no mundo digital e vemos quais serão os impactos”, explicou Cedrik Neike, membro do Conselho de Administração da Siemens e CEO da Digital Industries. “Agora, em vez de as pessoas se adaptarem a uma cidade ou bairro, podemos adaptar a cidade ou bairro às pessoas”.


ree

Outro ponto positivo do digital twin é a otimização de todos os aspectos do processo: idealização, planejamento, construção, operações e manutenção, garantindo o melhor aproveitamento de recursos, a simplificação de procedimentos e a manutenção preditiva dos equipamentos.


Do ponto de vista humano – seja mão de obra física ou intelectual –, a ferramenta estabelece um canal acessível para a comunicação dos profissionais envolvidos, colocando-os em um mesmo ambiente, independentemente da área do projeto a qual pertencem.


O nível de precisão oferecido pelo gêmeo digital é um marco e coloca a Siemens na vanguarda do movimento de transformação, como destacou seu CTO.


“Há mais de uma década, nossa tecnologia tem ajudado os clientes a aumentarem sua produtividade. Hoje, junto com parceiros como NVIDIA e Bentley, oferecemos o mais abrangente gêmeo digital baseado em física, que se comporta igualzinho à coisa real”.


FONTE: AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

 
 
 

Comentários


bottom of page