top of page
  • linkedin.com/company/KitNivel
  • instagram.com/KitNivel
  • facebook.com/KitNivel
  • X
  • youtube.com/kitnivel
  • Blogger ícone social

Funcionamento do OPC UA

Quanto ao funcionamento, o OPC UA tem as seguintes principais características:

A comunicação OPC UA suporta dois formatos, UA Binário e XML. o remetente codifica os dados para o formato relevante e o receptor deve ser capaz de decodificar o conteúdo (com todas premissas de integridade e segurança) de forma a reconstruir o dado original.


Formato UA Binário


O formato UA Binário é um conjunto de dados seriados em formato de array (conjunto ou estrutura de dados) de bytes. Este é um método simples e de baixo custo, normalmente aplicado no nível de dispositivo, é de processamento limitado, mas de alta prioridade, deve ser interpretado somente por clientes compatíveis com OPC UA.


Formato XML – Extensible Markup Language


O formato XML é uma linguagem de dados de marcação. Isso facilita a interpretação por parte de diversos dispositivos, independe da plataforma e pode-se utilizar-se de esquemas de SOA.

Este formato normalmente está aplicado no nível mais alto de comunicação da planta e suporta clientes genéricos de XML (por exemplo: impressoras). Como codificar e decodificar XML é mais caro, normalmente esta solução se aplicação no nível de informação e gestão.

O OPC UA suporta dois protocolos de comunicação, o OPC/TCP e o SOA/HTTPS:


Protocolo OPC/TCP (OLE for Process Control / Transmission Control Protocol)


Este protocolo de baseia no TCP para transporte do dado, permitindo um canal full-dulplex entre o Server e o Client, no modelo Socket (soquete), o canal se comunica com pacotes Binários, permitindo canal seguro (soquete seguro), somente clientes OPC são capazes de receber informações de OPC-TCP.


Protocolo SOAP/HTTPS (Simple Object Access Protocol / Hypertext Transfer Protocol Secure)


Este protocolo trabalha com mensagens estruturadas no modelo SOAP (XML), que são transmitidas via HTTPS, normalmente são chamados de envelopes de mensagem.

Estas mensagens são conjuntos de dados que são utilizados no nível de informação entre diversos tipos dispositivos que suportam XML, podendo trabalhar com modo seguro, criptografia e certificados digitais.


O OPC UA utiliza as tecnologias SSL (Secure Sockets Layer), TLS (Transport Layer Security) e AES (Advanced Encrypton Standard), que permitindo os seguintes controles de segurança:

  • Proteção contra o acesso não autorizado, modificações de valores de processo, sabotagem e falhas causadas por uso negligente

  • Os recursos de segurança são uma parte obrigatória do padrão e incluem autenticação de usuário e de aplicativo, assinaturas digitais de mensagem e criptografia de dados transmitidos

  • A troca de dados entre dispositivos OPC UA é segura, com controle de confidencialidade, integridade e autenticação

  • Os mecanismos de dados de transporte de OPC UA são acessíveis por Firewall e Internet, permitindo controles de acesso local e via Internet


FONTE: AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page