Eficiência Energética 4.0
- kitnivelweb
- 20 de set. de 2021
- 1 min de leitura
A capacidade de obter lucratividade em uma unidade produtiva, está relacionado diretamente com o grau de otimização de cada processo produtivo, seja ele unitário ou em conjunto na cadeira de valor.
Questões como automação da planta, remetem a viabilização produtiva, isto é: dificilmente uma produção industrial se viabiliza sem automação mínima.
Todavia, o lucro está na otimização, pois é comum encontrarmos grades linhas de produção, seja de manufatura ou processo, com grades quantidades produzidas, mas que não obtêm lucratividade esperada por unidade de produto.
Muitos destes problemas, estão relacionados a otimização da linha produtiva.
Apresentamos neste artigo a técnica de Eficiência Energética, com um olhar de associar a Digitalização e Indústri a 4.0.

Neste tipo de otimização nas linhas de produção não temos a intenção de detalhar as técnicas de Eficiência Energética, até porque há diversos materiais publicados de boa qualidade, mas pensamos que, podemos agregar alto valor no quesito digitalização, criando um roteiro claro de como evoluir esta técnica, visando a Fábrica Digital, naturalmente, com produção otimizada no uso de energia.
Com a digitalização das áreas da sociedade, onde na indústria temos o conceito de Indústria 4.0, no qual vamos descrever um pouco mais em detalhes, remetendo todo este novo contexto na área de energia, temos a Energia 4.0.
Podemos apontar quais seus principais elementos dentro deste conjunto:
Eficiência Energética: fazer mais com menos
Energias Renováveis: sustentabilidade ambiental
Autoprodução: geração no local e compartilhamento
Digitalização: gestão em tempo real e inteligente
FONTE: AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL











Comentários