Como podemos detectar se um processo é instável?
- kitnivelweb
- 20 de set. de 2021
- 1 min de leitura
Processos instáveis e ambientes adversos exigem muito controle do processo produtivo, tendo em vista que, em suas aplicações, ocorrem elevados meios de corrosão, altas temperaturas, pressão e até mesmo a elevada agitação de tanques.
Estes desafios podem comprometer a integridade de equipamentos elétricos e mecânicos.

Para que nenhum tipo de acidente ou avaria ocorra, é importantíssimo fazer uma identificação exata do cenário onde os instrumentos serão instalados, assim como verificar se eles atendem às normas e os requisitos mínimos para garantir a segurança do trabalhador.
Podemos citar as normas NR-10 e NR-12 como fundamentais para a indústria, principalmente quando se trata de processos instáveis. Veja um pouco sobre elas abaixo.
A NR-10: tem a finalidade de criar condições mínimas de segurança no setor elétrico aos trabalhadores. Esta norma se aplica às etapas de projeto, construção, montagem, manutenção das instalações elétricas e qualquer trabalho realizado nas proximidades.
A NR-12: referente à Máquinas e Equipamentos, concebe todas as normas necessárias de segurança aos locais de instalação de máquinas e equipamentos, desde projetos, fabricação, importação até a comercialização.
FONTE: INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE
Comments