Como implementar a SMED em sua empresa da forma certa
Para que a implementação do SMED ocorra de forma correta em sua empresa, será necessário passar por 6 etapas diferentes. Essas etapas são:
Etapa 1) Determinar qual é o setup atual
O primeiro passo para começar a implantação do SMED é conhecer melhor o setup atual utilizado na empresa ou fábrica. Para isso, deverá ter um relatório detalhado sobre cada uma das etapas, turnos e até mesmo colaboradores.
Etapa 2) Analisar o setup atual
Após coletar todas as informações relevantes sobre a operação do setup atual, será preciso analisá-la com calma e determinar quais são os setups internos e quais são os setups externos.
Etapa 3) Otimizar os setups internos e externos
Ao analisar o seu setup atual utilizado, será necessário então reduzir, excluir e simplificar algumas das etapas dos setups internos e setups externos, otimizando-os ao modificar ou excluir tudo o que não está agregando valor.
Etapa 4) Ensaiar o novo setup
A quarta etapa é para colocar em prática a otimização feita no antigo setup, testando com diferentes turnos, colaboradores, produtos e linhas de produção. É ao colocá-lo em prática que será possível perceber as falhas no novo setup de operação.
Etapa 5) Uniformizar o novo setup
Depois de ter adotado o setup otimizado, será preciso que haja uma garantia de que ele está sendo devidamente cumprido pelos demais colaboradores. Para isso, usar a ferramenta de Fluxograma pode fazer toda a diferença.
Etapa 6) Estabelecer um sistema de desempenho
Seguindo uma filosofia de melhoria contínua (como o Kaizen), é preciso que a empresa continue procurando novas formas de melhorar os seus processos internos e externos, reduzindo o tempo de produção, diminuindo custos, aumentando a produtividade e etc.
Conclusão
Vindo do nome Single Minute Exchange of Die (“Troca Rápida de Ferramenta” em português) a sigla SMED refere-se a método de agilidade composto por ações Lean que permitirá que as máquinas exerçam um trabalho mais rápido após ligadas, evitando desperdícios de materiais e de tempo. Esse tempo de redução deve ser de menos de 10 minutos.
FONTE: AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
