top of page
  • linkedin.com/company/KitNivel
  • instagram.com/KitNivel
  • facebook.com/KitNivel
  • X
  • youtube.com/kitnivel
  • Blogger ícone social

Como garantir medidas de segurança com resíduos industriais através da NR-25

Toda indústria deve gerenciar seus resíduos industriais para minimizar o impacto causado ao meio ambiente. Para isso, existe a Norma Regulamentadora 25, que abarca todas as ações a serem tomadas quando se trata de resíduos industriais.


Sobre o que a NR-25 diz respeito?


A NR-25 diz respeito aos resíduos industriais, como aqueles que surgem em processos de produção da indústria. Eles podem estar presentes nas formas sólidas, líquidas ou gasosas ou em uma combinação dessas. Por conta de suas características físicas, químicas ou biológicas, não podem ser confundidos com resíduos domésticos.


De acordo com a NR-25:


“Entende-se como resíduos industriais aqueles provenientes dos processos industriais, na forma sólida, líquida ou gasosa ou a combinação dessas, e que por suas características físicas, químicas ou microbiológicas não se assemelham aos resíduos domésticos, como cinzas, lodos, óleos, materiais alcalinos ou ácidos, escórias, poeiras, borras, substâncias lixiviadas e aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como demais efluentes líquidos e emissões gasosas contaminantes atmosféricos.”

ree

O controle do manuseio e na gestão de resíduos industriais é essencial para o meio ambiente e para a proteção da saúde e da segurança de todos os trabalhadores presentes na indústria.

Para que acidentes, contaminações e outros riscos a saúde sejam evitados, é essencial que o trabalhador siga as devidas normas de segurança e proteção, como a utilização de EPIs certos.

O fornecimento dos EPIs cabe à empresa, enquanto o trabalhador deve se comprometer a utilizar o equipamento de forma correta e sempre gerenciar os resíduos com cuidado e responsabilidade.


FONTE: INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE

 
 
 

Comentários


bottom of page