top of page

Como funcionam os transformadores?

Como explicado acima, os transformadores possuem o papel de modificar os níveis de tensão e corrente elétrica dentro de circuitos, podendo diminuir ou aumentar elas de acordo com a necessidade.


Ao diminuir a tensão de entrada, o transformador aumenta o nível de intensidade da corrente elétrica de saída e mantém constante a potência dela. O mesmo ocorre quando a situação é invertida.


O transformador é construído com dois enrolamentos de fios feitos com cobre dos quais são chamados de primário e secundário. Esses fios são enrolados em núcleo de ferro magnético (comumente produzido com silício ou metal amorfo), sem que haja contato direto entre eles e realizam diversas voltas em torno do núcleo.


O fio (enrolamento) primário tem conexão direta com um gerador de força do tipo eletromotriz alternada, onde será criada uma corrente elétrica que tenha sentido e intensidade variáveis, resultando em um campo magnético que contenha os mesmos critérios. Após passar por uma amplificação pelo núcleo, o campo magnético variável segue para o fio secundário e produz uma corrente elétrica nele.


FONTE: AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page