Como funciona o processo de cozimento em um digestor?
- kitnivelweb
- 20 de set. de 2021
- 1 min de leitura
Tudo começa com a chegada das toras de madeira na fábrica. Elas são coletadas, lavadas, descascadas, picadas e classificadas.
O cavaco é estocado no pátio de madeira e transportado para o cozimento, por meio de correias transportadoras. A vazão de cavaco nestas correias será definida pelo controle de nível no Digestor e pela necessidade de alimentação da mistura (Cavaco/Licor).
O cozimento é feito em digestores, que são vasos pressurizados (entre 8,0 e 10,0 kgf/cm2) e com temperaturas que chegam até 150 ºC. É nos digestores que ocorre a impregnação do cavaco com o chamado licor branco – solução aquosa alcalina que contém reagentes como hidróxido de sódio (NaOH) e sulfeto de sódio (Na2S).
Nessas condições de cozimento, ocorre a dissolução da lignina a partir da reação do licor branco com a madeira, transformando os cavacos em celulose marrom.
Em algumas linhas de produção, a impregnação de licor no cavaco pode acontecer em vasos que antecedem o processo de digestão, conhecidos como Imp.Bim.
Estes vasos estão presentes nos processos de digestão por batelada e contínua, com o intuito de melhorar a impregnação de licor nas fibras do cavaco, aumentando a eficiência e reduzindo o tempo de cozimento.
O tempo de cozimento é determinado pelo tempo que o cavaco leva para atravessar as fases até serem descarregados continuamente do digestor.
FONTE: INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE












Comentários