top of page
  • linkedin.com/company/KitNivel
  • instagram.com/KitNivel
  • facebook.com/KitNivel
  • X
  • youtube.com/kitnivel
  • Blogger ícone social

Como fazer a calibração?

É possível realizar a calibração de instrumentos em campo ou em laboratórios especializados neste processo.


Laboratório de calibração


Muitas empresas organizam seu planejamento de calibração com todos os dados dos instrumentos de medição e os enviam para laboratórios de calibração certificados, acreditados pela CGCRE (RBC/INMETRO) e que seguem as normas ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005.


Estes laboratórios seguem um padrão de qualidade bem rígido para que os resultados apresentados sejam os melhores e seus serviços sejam sempre feitos com as melhores condições existentes. Eles também contam com profissionais qualificados para realizar os procedimentos de forma correta.


Calibração de instrumentos em campo


A calibração em campo vem se tornando uma alternativa rápida para que os instrumentos de medição possam operar sem a necessidade de longas paradas de planta e de produção. Assim que o instrumento é calibrado, impreterivelmente por um profissional habilitado, já está pronto para voltar a operar.


É uma vantagem sobre a calibração em laboratório porque pode acontecer de os instrumentos de medição serem enviados para laboratórios e não voltarem no prazo estabelecido, gerando paradas de planta mais longas e atrasos na produção.


Entretanto, não deixe de se atentar a erros no momento da calibração feita em campo, por isso frisamos a importância de ter um profissional treinado e capacitado para realizar a calibração dos seus instrumentos.


Os equipamentos de medição de nível, umidade e densidade estão passando por constantes evoluções e cada vez mais contam com tecnologias que facilitam e diminuem a frequência de manutenções, calibrações e aferições. 


Para que você possa realizar estes processos de forma segura e completa, é fundamental que exista um banco de dados com informações sobre todos os equipamentos, para que seja possível verificar o histórico dele, por quais procedimentos já passou, se precisa da substituição de peças ou se o próprio equipamento precisa ser substituído.


FONTE: INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE


ree


 
 
 

Comentários


bottom of page