top of page

Como aplicar o FMEA em sua empresa

Para que o FMEA seja implementado de forma correta em sua empresa, é preciso seguir um passo-a-passo simples, composto pelas seguintes etapas:

  1. Definição: onde será escolhido o processo, produto ou serviço que será analisado.

  2. Especificação: onde será reunido todo e qualquer tipo de informação sobre as especificações do produto, serviço ou processo que será analisado.

  3. Modos de falha: onde a equipe responsável por implementar o FMEA irá fazer análise de todas as falhas e prováveis falhas que podem ocorrer.

  4. Efeitos: onde o grau de risco será classificado de acordo com o impacto da falha.

  5. Causas: onde será debatido sobre a causa do acontecimento da falha. Nessa etapa, é possível utilizar outras ferramentas de qualidade para auxílio.

  6. Controles: onde será classificado o grau de detecção das causas, agrupando-as de acordo com o nível de facilidade que é percebê-las.

  7. Propostas: onde será discutido possíveis ações que podem ser feitas para a melhoria ou controle das falhas.

  8. Plano de ação: onde será definido todos os itens importantes para a realização correta das propostas de melhorias (responsáveis, prazo, etapas, etc).

Será preciso também que a equipe de FMEA se reúna novamente para debater sobre o atual progresso do plano de ação, conferindo se há de fato melhorias ou não.


FONTE: AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page