Como a alta do dólar influencia a produção industrial
- kitnivelweb
- 24 de mar. de 2022
- 1 min de leitura
Com a desvalorização do Real frente a moeda americana, deixa os custos de produção mais baixos para os investimentos estrangeiros, gerando assim uma competitividade da indústria brasileira perante países concorrentes.
Com a alta do dólar fica cada vez mais caro para o brasileiro fazer importações, gerando concorrência entre a indústria nacional com os produtos externos. Gerando um efeito bola de neve, onde os produtos brasileiros se tornam mais atraentes tanto para o consumo interno quanto para exportações.
Por outro lado, as indústrias de base também crescem, pois em outro momento era mais vantajoso comprar insumos internacionais para a produção industrial, com a desvalorização do real, torna-se mais viável as indústrias comprarem os insumos que são produzidos no país.
Todo esse cenário gera um grande potencial de crescimento, visto com bons olhos pelo mercado internacional, pois a desvalorização do real cria para o Brasil, competitividade no cenário internacional mesmo com a alta carga tributária e faz o consumo crescer no mercado interno.
FONTE: INDÚSTRIA HOJE












Comentários