Cibersegurança entra no pilar estratégico das companhias do setor elétrico
- kitnivelweb
- 20 de set. de 2021
- 2 min de leitura
As empresas do setor elétrico já estão colocando a cibersegurança entre os pilares prioritários de atuação para proteger seus sistemas em relação aos ataques cibernéticos. O tema foi destaque nesta terça-feira, 24, durante o Siemens Innovation Forum no painel “Papel da digitalização na resiliência e segurança das redes”. O encontro contou com representantes de diferentes segmentos do setor elétrico para debater os avanços tecnológicos e seus impactos no mercado de energia.
“Nós temos uma rede de transmissão de cerca de 145 mil quilômetros que tem um controle muito eficiente, talvez um dos mais eficientes do mundo. E para manter tudo isso funcionando, essas redes estão mais digitalizadas, com um número maior de softwares, para que elas sejam confiáveis”, afirmou o CEO da área Smart Infrastructure da Siemens, Sergio Jacobsen, que foi o moderador do painel. “Mas com a digitalização, há também mais riscos de ataques cibernéticos”, completou o executivo.
Por conta dessas ameaças resultantes dos avanços tecnológicos no setor, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) tem colocado a cibersegurança entre os pilares prioritários de atuação para evitar problemas em seu sistema. Tanto que a empresa criou uma área específica para cuidar do tema com profissionais qualificados no assunto e colocou em prática um plano de conscientização abrangendo todos os colaboradores da companhia.
“A digitalização tem vários benefícios, mas esse é um ponto negativo, pois abre brecha a acessos remotos que podem ter impactos grandes na operação do sistema. Por isso elevamos a cibersegurança ao nível estratégico da companhia”, comentou Julio Omori, Superintendente de Smart Grid e Projetos Especiais da Copel. Segundo ele, a empresa sofreu uma tentativa de ataque recentemente e a ação criminosa foi bloqueada com sucesso.
FONTE: AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL












Comentários