CFTV na Automação Industrial
- kitnivelweb
- 20 de set. de 2021
- 1 min de leitura
Faz algum tempo que observo usuários finais de automação e integradores envolvidos com muita tecnologia referente aos CFTVs (Circuito Fechado de TV), projetando e instalado os mais diversos sistemas para apoio em controle operacional. Todavia, observo que as soluções de automação, muitas vezes não acompanharam a evolução tecnológica que os CFTVs dispõem hoje, além de algumas dificuldades de pontuar realmente o que é aplicar uma solução para apoio no controle operacional com vistas no usuário e até mesmo a integração no sistema.
Queremos aqui explanar de forma simples e direta o que é um CFTV, porém com a ótica de usuário, operador de processo e trazer informações para o integrador de automação que faz o levantamento de necessidades e desenha a aplicação.
Não temos a intenção em nenhum momento de detalhar as tecnologias do CFTVs em si, mas sim como entender a utilidade e aplicação destes, servindo de apoio para elaborar e implantar projetos de automação cada vez mais eficazes e seguros com as tecnologias atuais.
Especificamente, vamos falar:
Quais justificativas para utilização de CFTV no Controle Operacional;
Quais benefícios os CFTVs levam para o Controle Operacional junto com a Automação Industrial;
Quais tecnologias disponíveis e quais aplicações nos sistemas de Controle e Automação.
Para limitar nosso tema, vamos considerar os seguintes cenários para nosso estudo e apresentação de nosso texto:
É necessário operar uma caldeira de alta pressão através de um centro de operação, como não colocar operadores em área de risco?;
É necessário operar uma carga flutuante (esteiras de sólidos “bagaço ou grãos”), como dar segurança ao operador quanto a instabilidade da carga?;
Quero registrar e atuar em eventos com imagens para rastrear possíveis sinistros de operação da planta;
FONTE: AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL












Comentários