Aplicação da LGPD na Indústria
- kitnivelweb
- 20 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Vamos aplicar alguns destes conceitos de segurança na indústria, observamos de imediato que estes desafios são relativamente novos, quando pensamos em chão de fábrica e ambiente de automação industrial.
Observe algumas vulnerabilidades, que hoje existem em uma linha de produção automatizada, bem como em processos industriais:
Convergência de dados, computação em nuvem e interconexão com internet;
Infraestrutura de redes de comunicação de toda fábrica e camada de IoT internet das coisas
Banco de dados de clientes, planejamento, fornecedores, logística
Cenários como este, dentro do conceito de Indústria 4.0, apontam soluções, vão desde aplicações de Cibersegurança, boas práticas e a própria LGPD, por isso o entendimento de como o dado trafega na cadeia de valor é de grande importância para questões de responsabilidades.
Então, frente a estes desafios apontados, podemos descrever algumas soluções:
Desafio: convergência de dados, computação em nuvem e interconexão com internet.
Solução: Aplicar a Técnica de Defesa em Profundidade, criar roteamento em toda a Internet para Fábrica – ISO/IEC 27001 e 27002 (ISA99).
Desafio: infraestrutura de redes de comunicação de toda fábrica e camada de IoT internet das coisas.
Solução: Aplicar a técnica de Defesa em Profundidade, usar criptografia nos dados de fábrica, monitorar a rede industrial contra acesso não autorizado – ISO/IEC 27001 e 27002 (ISA99).
Desafio: banco de dados de clientes, planejamento, fornecedores, logística.
Solução: Aplicar a LGPD e todas as premissas da Lei, associar boas práticas e criar um manual de Governança de Proteção na Indústria.
Quanto a aplicação direta da LGPD no ambiente de dados industriais, podemos apontar os principais elementos que devem ser mitigados com a lei:
CADEIA DE VALOR INTERCONECTADA
Os dados de clientes, fornecedores, pedidos, marketing, logística, entre outros, são dados de pessoas, que podem inclusive serem sensíveis, a adaptação de acordo com a LGPD é essencial, uma vez que a Cadeia de Valor está toda conectada na Fábrica Digital.
DIVERSOS BANCO DE DADOS INTERCONECTADOS
Banco de dados de cliente, banco de dados de pedidos nominais, banco de dados de transporte e logística, banco de dados de histórico de clientes com perfis de consumo, entre outros, estão sujeitos a todas as condições da LGPD.
APLICAR TODA A LGPD COM UM OLHAR ATENTO EM:
Criar política de uso dos dados dentro da rede interconectada na Cadeia de Valor
Entender a aplicar dentro da necessidade o formato de compartilhamento de dados na indústria
Criar cultura de proteção do dado e sua importância na organização
Estabelecer novos procedimentos de coleta e tratamento de dados na indústria (produção)
Colocar em prática medidas de transparência no tratamento de dados
Conclusão
Concluímos que a LGPD organiza e orienta de forma clara, a importância que as empresas devem dar aos dados das pessoas, na indústria, dentro da Cadeia de Valor, associado à digitalização, se faz necessário aplicar todas os conceitos da Lei e incorporar boas práticas e tecnologia, de modo a não ter dados extraviados, dentro das vulnerabilidades dos sistemas, caso não existam e não se apliquem Políticas de Segurança de Dados.
FONTE: AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL












Comentários