Ameaças a sistemas industriais cresceram no segundo semestre de 2020
- kitnivelweb
- 20 de set. de 2021
- 1 min de leitura
A cibersegurança no setor industrial é uma área com potencial devastador, seja pelos danos por interrupção da produção ou pelos prejuízos financeiros. Os “segredos industriais” são informações de extremo valor e é por isso que este segmento tende a ser um alvo atraente para ataques online.
No entanto, desde o segundo semestre de 2019, os especialistas da Kaspersky haviam observado um declínio na quantidade de computadores de ICS atacados por programas maliciosos, o que indicava que os cibercriminosos estavam se concentrando em campanha direcionadas. Porém, a situação mudou no segundo semestre de 2020, quando esses ataques começaram a crescer novamente em quase todos os índices monitorados pela Kaspersky: a porcentagem de ICSs atacados aumentou globalmente 0,85 ponto, e a variedade das famílias de malware usadas aumentou 30%.

Dentre os setores investigados pelos pesquisadores da Kaspersky, as maiores porcentagens de computadores de ICS atacados foram nos setores de petróleo & gás, com 46,7% e um aumento de quase 7 pontos percentuais em relação ao primeiro semestre de 2020, de engenharia & integração de ICSs, com 44% e um aumento de 6,2 pontos percentuais em relação ao primeiro semestre de 2020, e de energia, com 39,3% e um aumento de quase 8 pontos percentuais.
FONTE: AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL











Comentários