top of page

AI e ML fazem a diferença no atendimento aos pacientes do Hospital Sírio-Libanês

Instituição implementou tecnologia de Inteligência Artificial para melhorar o gerenciamento das finanças e ganhar mais visibilidade dos custos e receitas. Já a solução de Machine Learning prevê potenciais pacientes em risco de sepse


O setor de Saúde sofreu grandes impactos desde o início da pandemia e precisou avançar em sua transformação digital para atender o alto volume de demandas e pacientes. Um dos desafios era o grande tempo gasto para realizar uma análise de dados.


Para mudar esse cenário, o Hospital Sírio-Libanês encontrou nas soluções da AWS (Amazon Web Services) o auxílio necessário que o negócio exigia naquele momento. O projeto implementado na instituição, apresentado em coletiva de imprensa da AWS nesta quinta-feira (10) em São Paulo, envolveu a aplicação de Inteligência Artificial para alavancar a análise de dados transacionais e transformá-los em ações estratégicas.


Antes da implementação, o hospital gastava 70% do tempo extraindo os dados e, consequentemente, 30% analisando essas informações. Com a digitalização desse processo, migrando suas cargas de trabalho para a nuvem e o desenvolvimento de um data lake, o Hospital trocou essas porcentagens e conseguiu diminuir consideravelmente o tempo que levava.


Para suas operações internas, o Sírio-Libanês aplicou a IA a fim de gerenciar melhor a área financeira e ter mais visibilidade dos custos e receitas. Já a solução de Machine Learning auxilia a instituição na análise de dados, incluindo um aprendizado de máquina que prevê potenciais pacientes em risco de sepse.


Através dos dados transacionais coletados em equipamentos conectados à UTI, o Hospital Sírio-Libanês agora tem a previsão de pacientes com alto risco de infecção, o que ajuda a equipe médica a tomar as medidas adequadas com antecedência, garantindo melhor atendimento e vidas salvas.

Ailton Brandão, CIO do Hospital Sírio-Libanês, destaca que a sinergia entre as equipes da AWS e da instituição foi importante nesse processo de implementação. Ele acrescenta que houve um fortalecimento de confiança, tanto para aqueles profissionais que não dominam muito as ferramentas, quanto para os que já estão experts em cloud.


“Esse apoio foi fundamental para o sucesso do projeto”, enfatiza Brandão. Ele diz que o ambiente digital na área da Saúde será uma das tendências para os próximos anos.


“Sem dúvidas, teremos o Hospital digital fazendo parte dos serviços executados em todo ciclo de vida do atendimento ao paciente. As tecnologias de IoT e 5G também serão importantes nesse processo”, conclui Brandão.


FONTE: DECISION REPORT

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page