A nova tecnologia Publisher/Subscriber
- kitnivelweb
- 20 de set. de 2021
- 2 min de leitura
A estrutura de aplicação do OPC UA é baseada em Cliente-Servidor. Este tipo de aplicação não é o modelo ideal quando consideramos soluções para IoT (Internet das Coisas) aderente a Indústria 4.0.
Com isso, surge a solução baseada em Publisher/Subscriber, onde o “publicador” emite os dados para seus “inscritos” e os inscritos também podem enviar dados para o publicador. Este conceito permite redes digitais de alta densidade, velocidade e performance.
Quanto as aplicações do OPC UA, tanto em soluções quanto em descrições de produto, são importantes definir as entradas de dados e seus respectivos protocolos, definir as saídas da mesma forma, orientada as aplicações dos sistemas que vão “consumir” estes dados, inclusive com foco com Cloud. Se for o caso, com os protocolos exigidos para tal, exemplo, MQTT.
Softwares de OPC UA, normalmente são chamados se Suites, pois permitem uma série de funções adicionais, tais como troca de dados entre protocolos e equipamentos diferentes, acesso a base de dados, tunelamento de dados, entre outros.
O OPC UA tem total aderências as demandas da Indústria 4.0, podemos destacar alguns pontos:
Suporta convergência de padrões e unifica o conector (protocolo) de saída
Suporta MQTT (Message Queuing Telemetry Transport) e AMQP (Advanced Message Queuing Protocol)
Permite comunicação direta em Cloud Computing (Azure, AWS, Google, MindSphere – Siemens, etc.)
Como continuidade do desenvolvimento tecnológico, podemos descrever algumas tendências, baseado em indicares reais de desenvolvimento técnico em curso:
OPC UA incorporado em qualquer dispositivo via IoT
OPC UA trabalhando com TSN (Time-Sensitive Networking)
OPC UA conectando a dispositivos de campo independente de protocolos FDI (Field Device Integration)
Conclusão
Concluímos que a evolução da digitalização e a realidade da Indústria 4.0, passam por desafios técnicos de comunicação de dados de toda a cadeia de valor, as novas soluções devem permitir convergência, padronização e velocidade, o OPC UA é uma proposta concreta e já aplicável.
FONTE: AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL












Comentários