A LGPD na Indústria 4.0
- kitnivelweb
- 20 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Entendendo que seremos uma sociedade digital, onde informações baseada em dados computacionais, estarão na base de toda a vida da população, sendo na escola, governo, segurança pública, saúde, indústria entre outros, nos remete a uma grande preocupação, que é a segurança sobre estas informações e de que forma ela estará disponível e como será tratada, além de suas responsabilidades.
O mundo já se movimenta na direção de regulamentar, utilizar normas, leis, onde o trato desta informação passa por responsabilidades, nosso texto tem a intenção de iniciar uma discussão acerca da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que no Brasil, será a base destas premissas de responsabilidade sobre o dado.
Em nosso caso, vamos lançar um olhar focal sobre a indústria, mais focado em sistemas de automação industrial, que manipula dados e permite a criação de camada de informações digitais, atendendo a realidade da Indústria 4.0.
Não temos a intenção de explicar a LGPD, até porque é um assunto jurídico, nosso principal objetivo é abrir um olhar sobre a importância de construir sistemas que levem em conta as responsabilidades sobre dados trafegados dentro das indústrias.
Vamos limitar nosso assunto neste texto em:
Evolução da quantidade de dados e da digitalização das informações como nova forma de comunicação e documentação
Leis e Normas aplicadas a proteção de dados, especificamente a LGPD
Entender a proteção de dados na indústria, aplicando Normas e Leis, nas dimensões IoT (Internet das Coisas), Internet e Computação em Nuvem.
Como dissemos na apresentação do texto, a sociedade caminha para ter suas bases nos dados digitais, lembrando que isto é uma evolução, onde iniciamos com sociedade organizada a transferência de conhecimento e responsabilidades no início através da oratório, evoluímos com a escrita em documentos, após o invento a prensa e agora, com a internet e todo um conceito de dado computacional, teremos em todas as áreas a digitalização de informações.
Relembrando o conceito de Indústria 4.0, onde a interconexão de Toda Cadeia de Valor (Informações + Pessoas + Equipamentos) conectados na Internet, utilizando Inteligência Artificial para tomada de decisões na Indústria, nos leva a observar que cada elemento de conexão é um ponto sensível de informação digital, que deve ser tratada a partir da segurança do dado e da responsabilidade por este.
Quais os desafios frente a segurança da informação e responsabilidades, vejam os principais:
Proteger o dono dos dados e da informação
Estabelecer regras na Internet
Proteger Cibersistemas Industriais
FONTE: AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL












Comentários