top of page

A importância e a produção dos transistores

Considerado como uma das maiores invenções do século XX, o transistor se tornou um componente indispensável em todo e qualquer tipo de eletrônico da atualidade. Por esse motivo, é necessário que a sua produção seja feita em massa, para que a maior quantidade de transistores seja produzida dentro do menor tempo possível. E, por sua vez, esse processo conta com uma alta automatização capaz de gerar um baixo custo na produção desses componentes.

Além disso, essa produção em massa pode gerar transistores individuais (ou seja, embalados sozinhos) ou em um circuito integrado (junto a resistores, diodos, capacitores, etc, para que haja um circuito eletrônico completo).

Conclusão

Hoje em dia, quase não há computadores ou microfones que não são produzidos com um componente em comum entre eles: o transistor. Criados no século XX e considerados como uma das maiores invenções da época, os transistores possuem a função de amplificar ou interromper a passagem de uma corrente elétrica.

Por ter uma ativação rápida, o transistor se tornou um item ideal na criação de chips eletrônicos que por sua vez são muito utilizados em computadores e smartphones (em processadores, por exemplo). Já por sua capacidade de amplificar, ele é um componente indispensável em microfones e outros itens parecidos.

Geralmente encontrado com mais frequência no mercado a base de silício puro ou germânio, o transistor é capaz de ter diferentes configurações, que irão obter diferentes resultados. Os mais comuns são o Transistor de Efeito de Campo (FET), Transistor de Junção ou Transistor de Junção Bipolar, Transitor de Efeito de Campo de Metal Óxido Semicondutor (MOSFET), Transistor de Sanduíche de Silício.


FONTE: AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page