A evolução do autodiagnóstico na medição: Verificação de medidores de vazão
- kitnivelweb
- 20 de set. de 2021
- 1 min de leitura
Para garantir a conformidade (qualidade) do produto, a ISO 9001 exige o seguinte na seção 7.6 – Controle e Monitoramento de Equipamentos de Medição:
“Para assegurar resultados válidos, o equipamento de medição deve ser calibrado ou verificado, ou ambos, a intervalos especificados, ou antes do uso, contra padrões de medição rastreáveis a padrões de medição internacionais ou nacionais. Devem ser mantidos os registros dos resultados da calibração ou verificação.”
Os requerimentos da ISO 9001 fornecem a base e incentivam a prática da utilização de um sistema de referência independente para inspeção da instrumentação industrial através de verificações periódicas. Importante ressaltar que a variável primária não é verificada (ex: vazão), mas sim o correto funcionamento do dispositivo.

Na prática, uma verificação de medidores de vazão pode ser realizada de duas maneiras: ou através de um verificador externo cujas referências podem ser rastreadas ao longo do ciclo de vida através da recalibração do verificador em intervalos periódicos, ou através de uma verificação interna, que é baseada em referências redundantes (ex: redundância de processamento de sinais) e pode ser rastreável às condições iniciais encontradas em fábrica para alguns fabricantes de instrumentação.
No passado, não existia um método para assegurar a estabilidade a longo prazo de um sistema de verificação interna. Agora, com as últimas gerações de medidores de vazão, técnicas de verificação interna tornaram-se disponíveis e cada vez mais confiáveis.
FONTE: Automação Industrial











Comentários