A Evolução do Autodiagnóstico na Medição: A Evolução da Verificação Interna
- kitnivelweb
- 20 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Verificação externa é um processo muito complexo, que requer acesso ao ponto de medição no campo. Durante a verificação, o transmissor é aberto para conexão de cabos e adaptadores especiais com o intuito de ler/simular sinais. A verificação é realizada por um técnico especializado e requer, no mínimo, 30 minutos. O processo exige conhecimento específico do instrumento a ser verificado e muitas vezes requer infra-estrutura adicional dependendo do ponto de instalação do equipamento. É por isso que a verificação externa normalmente é realizada sob a forma de um serviço, por exemplo, como parte de um contrato de serviço.
Verificação interna baseia-se na capacidade do medidor de se autoverificar através de testes integrados, que são realizados sob demanda. É por isso que a pergunta mais comum é: Como pode um sistema de verificação interna atingir a mesma confiabilidade e cobertura de teste de um verificador externo criado especificamente para fazê-lo?
Automonitoramento integrado substitui a necessidade de equipamento de teste externo somente se for baseado em referências redundantes e rastreáveis às condições iniciais encontradas em fábrica pelo medidor.
A confiabilidade do método de teste é assegurada pela calibração rastreável ou verificação das referências na fábrica e o monitoramento constante de sua estabilidade a longo prazo durante o ciclo de vida do produto.
Ao eliminar componentes adicionais durante a inspeção, os erros durante o manuseio são mitigados, com isso, a verificação interna de medidores mostra-se mais confiável do que a verificação externa quando o processo de inspeção é visto como um todo.

Vantagens de verificação interna
Os resultados da verificação interna são os mesmos da verificação externa: status de verificação (passou / falhou), a descrição de cada ponto analisado e sua condição atual (ex: condição da isolação elétrica dos eletrodos de um medidor magnético). No entanto, uma vez que a verificação interna é uma parte integrada na tecnologia do dispositivo, a aquisição de dados e interpretação também são feitas no próprio medidor.
Isto tem a vantagem de tornar a funcionalidade disponível para interfaces de operação e qualquer sistema de controle onde o medidor esteja integrado.
O processo de verificação depende do princípio de medição e pode durar de alguns segundos até cerca de 10 minutos. A verdadeira economia de tempo, no entanto, vem da facilidade de uso, uma vez que nenhuma interação complexa com o dispositivo é necessária para realizar uma verificação.
FONTE: Automação Industrial












Comentários